Após algumas semanas de estudos, foi decidido estruturar a modelagem da demanda de energia de acordo com as relações existentes entre os parâmetros que estabelecemos, sem usar um método específico. Para o auxílio do desenvolvimento do projeto, estudamos o método de modelagem Wonderland devido ao grande espectro de fatores que o mesmo consegue levar em consideração ao modelar um sistema dinâmico, para que pudéssemos ter um pontapé inicial.
O modelo Wonderland consegue prever as possíveis interações entre a economia, a mudança demográfica e o meio ambiente, por exemplo, mas por ele envolver muitas variáveis optamos por desenvolver nossas próprias equações de acordo com a relação entre os parâmetros e a demanda de energia.
Selecionando cuidadosamente quais parâmetros utilizar, é possível modelar um sistema capaz de prever a demanda de energia, seja em um domicílio, região ou até no mundo inteiro, dependendo exclusivamente das proporções adotadas e da disponibilização de dados. Os parâmetros a serem adotados no nosso modelo são:
1) PIB per capta;
2) Temperatura;
3) Valor da energia;
4) População.
Com esses fatores, é possível analisar a demanda de energia de uma região dentro de um determinado período e também simular situações que seriam ideais ou catastróficas. Dessa forma, seria possível analisar os motivos que mais influenciam na demanda de energia e entender quais possíveis ações preventivas podem se tomadas caso a demanda desestabilize a sociedade ou quais ações devem ser tomadas para que a demanda atenda perfeitamente as necessidades da mesma.
Segue abaixo um diagrama simples da lógica por trás da modelagem, que mostra os parâmetros escolhidos e algumas variáveis que influenciam no sistema:
Assim, o próximo passo do grupo consiste em analisar em detalhes como os parâmetros e as variáveis envolvidas afetam na demanda de energia, na tentativa de chegar a uma função aproximada do real.
Comments