Análise dos Parâmetros
- modelagemenergia
- 22 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2019
O terceiro parâmetro a ser analisado foi a temperatura (T). Para fazer essa análise, fizemos uma comparação entre o consumo de energia mensal dos anos de 2004 até 2018. Os valores de consumo de energia foram tirados do EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e os valores da temperatura foram tirados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
A figura abaixo apresenta a variação da temperatura ao passar dos meses:

Ao analisar esse gráfico, observa-se uma variação da temperatura em formato de senoide com um leve aumento de amplitude ao longo do tempo, esse comportamento se dá devido as estações do ano e ao sutil aumento da temperatura gradual. O modelo de equação encontrado que representa melhor a função do gráfico é:
T = a*sen( b*t' + c) + d*t' + e
Ao substituir os valores encontrados para esta equação temos:
T=3,29*sen (6,2831*t' + 1,7453) + 0,0024*t' + 17,1
Para plotar o gráfico dessa equação, utilizamos um passo de 0,08333 que é o resultado de 1/12, ou seja, o valor 2004,16666 corresponde ao mês 2 do ano 2004. O gráfico ficou da seguinte maneira:

O gráfico apresenta dados próximos das temperaturas amostrais e, portanto, a função do gráfico estipulada é elegível para ser trabalhada.
Vale citar que o a utilização de t' ao invés de t é para diferenciar o parâmetro temperatura dos demais, já que a temperatura esta sendo analisada em meses e os outros parâmetros em anos.
Agora, o gráfico abaixo representa o consumo de energia ao longo dos meses no mesmo espaço amostral para que seja possível fazer uma comparação entre a temperatura e o consumo:

Ao analisar o gráfico, nota-se que quando a temperatura fica muito alta ou muito baixa, aumenta-se o consumo de energia. Isso se dá pois, geralmente, é necessária a refrigeração ou a calefação quando as temperaturas se aproximam de extremos, a utilização de ar-condicionado quando está muito quente e de aquecedores quando está muito frio pode ser citada como exemplo.
Finalmente, a partir dessa análise, entende-se melhor como a temperatura pode influenciar a demanda de energia. O próximo passo será a determinação do peso dos fatores de cada parâmetro analisado para que possam ser feitas as simulações no SIMULINK.
Link de coleta de dados:
http://www.epe.gov.br/



Comentários